FEIRA NACIONAL DE PARQUES NATURAIS E AMBIENTE

A realização em Olhão da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente surge na sequência do trabalho efectuado nos últimos anos pela Câmara Municipal, pelo Parque Natural da Ria Formosa e outros parceiros, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável na região do Algarve e no País.

Feria internacional de Parques Naturales
Feria internacional de Parques Naturales

Estando a vivência do concelho de Olhão intimamente ligada à existência da Ria Formosa, sente-se a cada dia a necessidade de reflectir e discutir sobre a forma de aproveitar essa riqueza sem a comprometer para as futuras gerações. Foi pois com naturalidade que o Município de Olhão se associou ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) com o objectivo de mobilizar o País e a sociedade para a preservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável nas áreas protegidas.

A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente é um projecto com características únicas em Portugal por conseguir reunir no mesmo espaço a totalidade das áreas protegidas nacionais, áreas protegidas estrangeiras, as principais organizações de defesa do ambiente, associações regionais e nacionais e empresas da área do ambiente.

Parque Natural Tayrona
Parque Natural Tayrona

Inserido nas comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza (28 de Julho), o evento tem merecido o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco integrando, em 2008, o calendário de iniciativas do Ano Internacional do Planeta Terra. Entre 24 e 27 de Julho de 2008, datas em que se realiza a 3ª edição desta Feira, Olhão será uma plataforma nacional de sensibilização da sociedade para as oportunidades de desenvolvimento sustentável que existem nestes espaços naturais privilegiados, para o ecoturismo, o ambiente e a preservação da biodiversidade.

Em 2006 juntámos áreas protegidas nacionais e estrangeiras, parques de natureza, organizações não governamentais de defesa do ambiente, empresas e entidades com projectos ligados à conservação da natureza e à Sustentabilidade, artesãos e produtores biológicos e regionais. Demos espaço ao turismo de natureza, à ciência, à cultura de ambiente, à reflexão e ao debate sobre o presente e o futuro das áreas protegidas, o Desenvolvimento Sustentável e a Biodiversidade.

Com o objectivo de melhorar, pedimos a opinião de todos para melhor preparar a edição de 2007. Do vosso lado, recebemos novas ideias, sugestões para pôr em prática e muito ânimo e encorajamento.

No processo, ficámos ainda a saber que esta foi a primeira iniciativa do género levada a cabo em toda a Península Ibérica. Motivo de orgulho e de responsabilidade que de forma alguma nos deixa acomodados.

Em 2007, nesta segunda edição do evento, esperamos poder recebê-los ainda melhor.

OTROS ASPECTOS SOBRE LOS PARQUES NATURALES

La Feria Nacional de Parques Naturales Nacionales y  del Medio Ambiente es un proyecto único en Portugal por el que se reúnen en un mismo espacio todas las áreas protegidas nacionales, áreas protegidas extranjeras, la principal protección del medio ambiente, las asociaciones regionales y nacionales y empresas en el área de medio ambiente. Dentro de los Parques Protegidos externos se destaca el Parque Tayrona en Santa Marta Colombia.

Parque Nacional Natural Tayrona

parque tayrona
parque tayrona

Se encuentra ubicado en la costa Atlántica de Colombia, a 34 kilómetros de Santa Marta. Este Parque se identifica por su paisaje tropical, formaciones coralinas, blancas playas, litoral rocoso, manglares y muchas lagunas. Los Turistas extranjeros lo conocen como Tayrona National Park.

El Parque Tayrona es un santuario de naturaleza y de restos arqueológicos que incitan al encuentro con uno mismo. Ecosistemas como el de manglar, los corales, praderas de algas, matorrales espinosos y mágicos, bosques secos, húmedos y nublados proliferan y albergan una extraordinaria variedad de especies vegetales y animales que son testimonio de vida.

En este Parque Natural pueden practicarse el avistamiento de flora y de fauna, especifijacamente de aves, en vía de extinción. Conjuntamente de sus atractivos naturales y arqueológicos, el Parque Nacional Natural Tayrona es un buen escenario para el ecoturismo gracias a sus exóticas playas de oleaje que difiere de una a otra e incluso a sus áreas aptas para el buceo, las tres más populares son: Bahía Concha, un divino balneario con cabañas y restaurantes; Neguanje y Cañaveral, con su zona de camping y unas agradables playas en medio de la exuberante naturaleza. Los senderos de piedra que llevan desde las diferentes playas hasta el Chairama, hoy conocido como Pueblito, son además recorridos por los turistas como una de sus principales atracciones.

Dentro del Parque Tayrona podemos recomendar 2 increibles alojamientos u Hoteles: Casa Tayrona Los Naranjos y Villa Playa Los Naranjos “Sencillamente Espectaculares”.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar